Por que fotografar ?

Alguma vez você que gosta de fotografar já se questionou a esse respeito? Se sim comente! Use os espaço para comentários e diga sua opinião! Só não seja prolixo, procure ser direto em qual o significado de fotografar, ok.

Quantas questões (Foto: Pepe Mélega)

Vamos esquecer respostas como: Para eternizar momentos? Etc e tal….

O que buscamos é mais interessante, o que fazemos pode ser uma documentação, um passa tempo, uma diversão, uma necessidade de válvula de escape, pelo “din din”, etc… O que interessa é o que faz você gostar de fotografar. Ajude-me a entender o por que de sermos apaixonados por fotografar e fotografia.

Obrigado, abs

~ por Pepe Mélega em 26/02/2012.

33 Respostas to “Por que fotografar ?”

  1. Fotografar é buscar respostas de nossas alegrias, tristezas e frustações através da imagem, é eternizar momentos mesmo que simples, com um simples clik. É nosso olhar critico de nós mesmos e de toda sociedade que nos cerca, é uma arte, todo fotografo é um voyer em busca do melhor angulo e da imagem perfeita. tozzetti

  2. Caro pepe,
    boa pergunta !
    no meu caso eu fotografo para guardar/registrar um momento ou algo que talvez nao se repita nunca mais, e que me tocou naquele instante por algum motivo emocional

  3. Fotografar, para mim, é soltar a criatividade, é fazer de um click uma mensagem, de um pequeno detalhe um momento de reflexão, de um instante uma memória.
    Fotografar por fotografar é muito bom e um exercício do olhar, certo ou errado, o aprendizado é constante…
    Olhar a luz com mais cuidado, ficar atento aos movimentos, antecipar os acontecimentos, registrar, gravar, eternizar.
    Seja qual for a intenção ou finalidade, fotografe…sempre.
    De bom humor, de mau humor, em momentos bons ou ruins, seu estado de espírito será sempre refletido nas fotos…
    Fotografo para me agradar, para fugir, para me encontrar.
    Sobre as opiniões alheias, claro, é bom quando a imagem agrada, mas a leitura das imagens também dependem do estado de espírito de quem as lê.
    Penso, fotografar é como andar de bicicleta, nem que seja para dar uma volta no quarteirão.
    Fernando Righetto

  4. Comecei a fotografar para ganhar dinheiro. Nenhuma motivação espiritual, esotérica ou genética. Comecei a fotografar para suprir minha subsistência.
    Depois, com o tempo, passei a fotografar também como um modo de expressão.
    Abs.

  5. Legal o espaço Pepe,
    Acredito que o ato de fotografar seja o modo mais eficiente de evoluir o olhar!!! Com a sua prática é possível extrair o máximo das cores, formas, texturas e brilho de um objeto ou paisagem. Nesta busca, não se deve ter restrições ou preconceitos do que fotografar!!! Porém, quando a fotografia é tida como uma profissão, penso que o fotógrafo deva atingir uma consciência especializada, com enfoque mais apurado e detalhado daquilo que se pretende atingir no instante decisivo para a construção de uma imagem.

  6. Alguém já disse que o homem inventou a arte para desendoidar, eu fotografo para desendoidar a minha cabeça.

  7. Tudo começou por influência de meu pai. Dr. Celso Rodrigues era médico, pesquizador científico no Instituto Biológico em São Paulo e fotógrafo amador avánçado. Admirava formas, luzes, composição e texturas especialmente em PB. Fotografava pelo prazer que tudo isto proporcionava e eu, como ele, também pelo prazer.

  8. Porque as paisagens, as pessoas, as coisas, os animais, os prédios, as cidades…. simplesmente estão ali.

  9. Fotografar é eternizar um sentimento, é ter a chance de reviver e compartilhar com outros um momento de sua vida, um momento de sua história. E no meu caso que gosto de fotografar viagens, a fotografia faz com que cada viagem possa ser revivida inumeras vezes.

  10. Olá Pepe,

    Quando aprendi a fotografar eu gostava muito fotografia de natureza e não curtia fotografar pessoas. Uma hora me dei conta que a razão disso era ser uma pessoa muito tímida. Comecei, então, a me “obrigar” a fotografar pessoas, para tentar diminuir um pouco essa timidez.
    Tem dado certo… continuo um pouco… mas bem melhor. Desta forma, respondendo sua pergunta, encontrei na fotografia uma forma de sair da famosa “zona de conforto” e, assim, evoluir como pessoa.

    Um abraço,
    Denis

  11. Nasci para ser fotógrafo.
    Simples assim.
    Meu pai adorava fotografia e quando eu era pequeno me lembro que uma das poucas vezes que vi meu pai chorar foi quando um amigo (inimigo) roubou a Rolleiflex dele e nunca mais devilveu 😦

    Aos 14 anos eu vi um concurso de boliche no meu colégio onde o prêmio era uma camera fotográfica.
    Eu nunca havia jogado boliche, mas aprendi a jogar boliche impulsionado pelo objetivo de tentar ganhar. E ganhei.
    E ganhei a camera !!!

    Dali em diante nunca mais parei de fotografar até hoje.

    Agora o que não entendi do teu post foram os acentos no “olhás” e no “questionás” ?!?!?
    Foi alguma brincadeira ? Tem algum duplo sentido ?

    Fiquei curioso.

    360 abraços
    AYRTON

  12. Pépe, desde pequeno eu me perguntava como os fotógrafos faziam aquelas fotos belissimas…Na faculdade em 1997 eu tive a minha primeira experiência com o laboratório, revelação de filmes, estúdio…ali a paixão foi devassadora…mas fui deixando de lado pois não cabia no meu orçamento…Uma fase que me fez decidir entrar de cabeça na fotografia foi uma entrevista de Oliviero Toscani na Cultura no Roda Viva…o poder de ousar, sair do convencional, congelar o instante, poder parar o mundo durante o click. É isso que me motiva a fotografar, ousar ir além do esperado… Bons clicks e ótimas luzes para vc…

    Ronaldo Poli

  13. Bacana Pepe, questão muito propícia nos dias de hoje, onde a maioria das pessoas parecem se ater mais em como fotografam do que porque fotografam.
    Eu fotografo porque para min é uma desculpa para chegar mais perto e ir mais longe.

  14. qual significado de fotografar?
    para mim é estar em contato com o mundo. É ver , olhar e sentir onde estou e o que sou.

  15. Fotografar é uma arte, e a fotografia para ser feita, deve ser antes pensada, a arte é pensada, antes de ser executada, durante e após sua execução, durante minha fotos eu penso… por isso fotografo.

  16. boa pergunta pra todos nós… além de também outras que precisamos ter muito antes de apertar o disparador, o gatilho… de lançar a flecha… de observar o alvo… ou até mesmo de atirar no escuro.

    pra que? por que? são tantas interrogações que este seu post e suas respostas/comentários poderiam virar um ótimo guia, livro e referências para quem já tá no mercado fotográfico (autoral e comercial) e para os amantes da fotografia, estudantes… famílias!!!

    enfim… UM DOS MELHORES EXERCÍCIOS DE FOTOGRAFAR É RESPIRAR O AR QUE NOS ENVOLVE, DEGUSTAR CADA DETALHE, DIALOGAR COM OS PERSONAGENS EMINENTES E TORNAR INTERESSANTE O FEIO EXISTENTE, POIS O BELO, POR SI SÓ, JÁ É BELO.

  17. Pepe fotografar é para mim expressar da melhor forma possível aquilo que me desperta, podendo ser da forma planejada como da temporal.

  18. Gosto de photografar para mostrar meu mundo aos outros, acho que uma necessidade de compartilhar algo…

  19. Na fotografia eu guardo meu passado para alguém no futuro e compartilho momentos com os que estão presentes.

  20. Fotografar é ver a felicidade das pessoas que retrato e também a minha!

  21. Acho que o único que fotografa por dinheiro aqui, sou eu.
    Pobre de mim…
    🙂

    • É Sérgio se considerarmos as respostas obtidas fotógrafos profissionais são uma minoria, apesar de que todos se dizem como tal. É interessante perceber como que as pessoas definem o porque fotografam. Eu aprendi mais com as respostas e me sido recompensado. Abração

  22. Você, que quer tanto saber porque fotografar, deveria procurar suas próprias respostas. A fotografia é um assunto muito complexo para quem não sabe nem responder suas próprias perguntas. Se você quiser saber porque eu fotografo, vou ficar feliz em responder.

    • Obrigado pela sua resposta, na realidade era somente um apanhando de o porque que as pessoas fotografam, no seu caso já ficou claro porque você fotografa.

  23. Fotografo para aprender a olhar o mundo, como uma criança. Compartilhar o meu olhar é uma tentativa de despertar o olhar dos outros.

  24. Porque em um dado momento de minha vida descobri que é o que amo, o que queria ter feito desde o começo, mas as circunstâncias não haviam dado espaço para essa reflexão. Eu também descobria que “eu” e o que “eu faço” (meu trabalho, meu “ofício”) são para mim, naturalmente indissociáveis – uma coisa tem que conter a outra. Essa associação é algo muito pessoal, não discordo de quem tem um trabalho apenas por ter, vê o trabalho como algo comum, secundário. Eu descobria que seria genuinamente feliz dessa forma. E mais importante – procurei entender direito, com calma isso, e aceitar sem preconceitos essa hitória toda.

    Então, resumindo, como me apresento em perfis escritos: Ricardo Lisboa, Fotógrafo. Na jornada da autorrealização tendo meu trabalho como o caminho principal.

  25. Não sei responder… Na verdade estou procurando motivos para fazer isso, sendo que no mundo das mídias digitais, torna-se inevitável… Sentir a vontade e se realizar fotografando mesmo que de forma amadora. Adorei encontrar essa questão, e me inspirei muito e verdadeiramente com a resposta de todos.

  26. Fotografo por prazer. Gosto de clicar alguma coisa que eu vi e ninguém mais viu. As coisas estão ali e, quase sempre, passam despercebidas… Tento passar uma mensagem: “olha isso aqui que legal”.

  27. gosto de fotografar porque talvez seja a maneira que encontrei para interpretar melhor o que sinto, o que vejo, o que reparo, o que retenho…
    e quando escolhi o nome para o meu blog – EFÊMERAS ETERNIDADES… – lá em 2008, estava apenas iniciando esse processo: de amar registrar tudo o que me toca, me chama a atenção do olhar (seja ele de ver, seja ele de sentir…)
    talvez a profissão escolhida (Arquitetura e Urbanismo) e o trabalho com Universal Design / Acessibilidade tenha ajudado muito nisso… gosto do que sou, do que faço…
    acho que é isso…

  28. ops… desculpem-me pelo erro de concordância… talvez profissão e trabalho TENHAM ajudado…

  29. Fotografia é arte Fotografa faz parte…

    Me decidir a poucos dias quero fotografar eternizar momento bons é fato,perceber nas fotografia detalhes,cores, brilho, e principalmente a importancias das pessoas e do mundo onde moramos.
    Encontrei no ato de fotografa um meio de bular esse meu problema que é o esquecimento, de forma que os melhores momento sejam para sempre lembrados…

  30. […] https://pepemelega.wordpress.com/2012/02/26/por-que-fotografar/ […]

  31. […] Fonte: https://pepemelega.wordpress.com/2012/02/26/por-que-fotografar/ […]

Deixe um comentário

 
