Fotografia de Rua (Street Shot)

Um passeio pelo parque, pode gerar fotos graficas combinadas com comportamento (Foto: Pepe Mélega)

Lendo sobre Street Shot, Street Photography ou Fotografia de Rua fui encontrado abordagens interessantes sobre o tema como:

“Fotografia de rua é um tipo de fotografia documental que apresenta temas em situações desinteressadas dentro de locais públicos, como ruas, parques, praias, centros comerciais, convenções políticas e outras configurações.”

-Hummmm, então é a capacidade do fotógrafo em torna-la interessante é que faz a diferença!

Observar é fundamental para flagar comportamentos de uma sociedade. (Foto: Pepe Mélega)

“Fotografia de rua utiliza as técnicas de fotografia em linha reta com o fotógrafo a mostrar uma visão pura de algo, como segurar um espelho para a sociedade. Fotografia de rua, pode ser irônico e pode se afastar de seu assunto, e muitas vezes se concentra em um único momento humano, pego em um momento decisivo ou pungente. Por outro lado, a fotografia de rua leva muito a abordagem oposta e fornece uma interpretação muito literal e extremamente pessoal do assunto, dando ao público uma experiência mais visceral de estilos de vida. No século 20, os fotógrafos de rua têm fornecido um registro detalhado de exemplares e cultura de rua na Europa e América do Norte e outros lugares de forma um pouco menor.”

-Assim sendo fotografia de rua é aquela que nós apresenta aspectos culturais de um povo, de uma sociedade organizada com seus acertos e desvios que acabam sendo materializadas por uma imagem.

“Muitas obras clássicas da fotografia de rua foram criadas no período entre aproximadamente 1890 e 1975 e coincidiu com a introdução das câmeras portáteis, 35mm especialmente as pequenas, as câmeras rangefinder, a mais famosa da Leica, como o usado por Henri Cartier-Bresson, entre outros.”

-Hummm, isso induz a um equipamento quase invisível na mãos de um fotógrafo e pode fazer dele um “ladrão” de imagens.

Bom pensar e ler a respeito, ajuda a formar meu conceito de – foto de rua – de maneira mais adequada a algo que tanto gosto de registrar. A meu ver é documentar a vida nas ruas e em locais públicos. É representar o dia a dia de uma sociedade em imagens. É ver situações representativas de uma época, de um momento que parece ser único e ao mesmo tempo é freqüente. Adoro, olhar para todos os lados buscando uma cena que transmita o comportamento da sociedade por onde passo, mas o faço sem perder o respeito, sem ser abusivo e não me permito desnudar a desgraça de outros sem um forte motivo. Fotografar um mendigo por fotografar não é realizar uma “foto de rua” e sim um oportunismo barato. Diferente de se aproximar, entender o que faz dele um morador de rua e com sua autorização contar essa história através de imagens. Devemos saber o limite entre mostrar e invadir – e creia-me, isso é muito difícil!

Lugares publicos, mesmo internos (Metro em NY) geram boas fotos de Street Shot (Foto: Pepe Mélega)

Decidi que vou continuar a fazer Street Shot da maneira como a vejo, documentando a vida em sociedade mas de forma interativa com o ambiente. É algo que posso fazer em qualquer lugar, com qualquer equipamento, mas que se torna interessante desde que saiba com abordar o tema.

Podemos esperar pelo momento.....


...mas prevendo que algo pode acontecer (Fotos: Pepe Mélega)

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 16/11/2011.

3 Respostas to “Fotografia de Rua (Street Shot)”

  1. Grande Post! 🙂
    Obrigado Pepe!

  2. Pepe, suas imagens são incríveis, não consigo me soltar para fazer este tipo de trabalho, acho muito intimo, quando a pessoa olha para a lente eu me desconcerto, mesmo não dando a impressão de estar mirando para elas….

    Do amigo Becca

  3. Da série “Aprendendo com o Pepe”. E, como diz o Ricardo, a timidez é um complicador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: