Filme ou Digital?

Honestamente, os dois é uma questão de escolhas!

É verdade, demorei para deixar cair a ficha, mas na verdade o filme me dá prazer ao fotografar com ele, sou saudosista sim!

Lobo guará, fotografado de ampliação por processo digital - filme original Kodak Ektacrome 64 (Foto: Pepe Mélega)

Mas na atividade profissional não tenho saudade dos filmes. Ficou mais fácil, minhas necessidades para fotografar estão mais compactas, tenho muito mais controle sobre as “obrigações” de determinadas imagens em editorias que faço. Menos preocupações com as maquinas de Raio X. A transmissão de imagens para a redação facilitou. Enfim facilitou o trabalho. Dificultou a edição, isso é fato, a responsabilidade aumentou. Sou obrigado a conhecer mais coisas para controlar a qualidade de minhas imagens.

Como apaixonado gosto de fotografar com filme em algumas situações – principalmente meus projetos de Street Shot. Me sinto fazendo algo para mim! Mas não que a imagem do filme seja melhor ou pior que a oriunda de equipamento digital. É decisão pessoal, é escolha pelo suporte, é saudosismo!

Ao ver a entrevista de Miguel Rio Branco reparei seu desejo pelo filme como suporte quando fotógrafa, mas não vi como uma decisão técnica por ser mais que o processo digital e sim reparei na opção do artista Miguel Rio Branco por esse suporte.

O filme tem características, assim como os sensores que captam imagens “digitais”, o verdadeiro trabalho do fotógrafo é saber quando usar esses suportes para seus projetos. O segredo está na arte de optar!

Abraços

~ por Pepe Mélega em 08/02/2011.

2 Respostas to “Filme ou Digital?”

  1. Pepe, a pena é ser tão pouco prático, porque como encanto de imagem uma foto em película é encantadora quando bem feita.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by andrepiaui, Pepe Mélega. Pepe Mélega said: Post novo no Blog: http://bit.ly/gRf7sI […]

Deixe um comentário

 
