Caminho do Conhecimento

Escada que leva as galerias de fotografia, Museu Metropolitan, NY (Foto: Pepe Mélega)

Essa escada é bom simbolo, pelo menos para mim. Demonstra que temos que continuar na vida, na profissão e aplica-se muito bem a fotografia. É uma escalada, continua, constante e quanto mais se soube menos parece estar perto do destino. Conhecimento é isso, uma eterna busca, uma constante procura.

Fotógrafos que realmente se interessam pelo oficio então em permanente estado de “investigação” é esse continuo alerta pelo novo e antigo que acrescenta cultura a sua formação e o lapida melhor para a função. Não se trata do conhecimento técnico, do equipamento que se vai usar e sim do conjunto formado por diversas outras formas de se adquirir cultura.
Pensei muito nisso após retornar ao Brasil recentemente – sim, sou um afortunado que pode ficar um período no circuito NY/NJ por ano, mas procuro tirar muito proveito dessa possibilidade que tenho, mas não como alguns pensam. O que mais ouço é: se divertiu na BH (loja de equipamentos fotográficos famosa em NY)? ou não saiu da BH, né? Não seria uma má ideia, afinal pode-se aprender muito frequentando a loja – principalmente em como não jogar fora o duro dinheiro ganho. Mas é raro alguém me perguntar viu alguma exposição, comprou algum livro que valha a pena (todos valem, creia-me), passou nas galerias. Sim é muito raro, pois pelo que me lembro as demais que escuto muito são: Fotografou muito? Quero ver as imagens? como se fosse uma competição entre os que se dedicam a captar imagens.

Estranhando o rumo da escrita? Mas o fato é que a cultura mais importante à um fotógrafo que têm a mesma oportunidade que a minha está no observar, nas exposições, nas galerias, nas livrarias – onde podemos manusear exemplares que muitas vezes nosso bolso não permite comprar e principalmente no entorno que leva a esses locais que gosto de ir. A vizinhança proporciona cultura gratuita, permite conviver com gente que estuda, pesquisa, planeja e faz – bem diferente do apertar o botão por apertar.
Gente que já fez e acredita que há muito a ser feito, gente que de fato é, e sonha em ser, mas para isso trabalha duro lendo, aprendendo e fotografando.
Essa oportunidade igual a minha, somos nós que fazemos, não precisa ser a minha de estar em NY/NJ, eu a faço em São Paulo, Belo Horizonte, Santos, São José do Paraíso, Ibitinga, Porto Mortinho, etc. A oportunidade está em ser aberto, observador, curioso ou como diz uma amiga muito querida, Sandra Leandro: “estar poroso ao conhecimento”

Rumo estranho essa escrita, mas afirmo, para bom entender está muito claro. Fotógrafo rala muito para ser Fotógrafo, leva tempo, não precisa de faculdade só para te dar um diploma para uma pseudo regulamentação. Para se formar fotógrafo com “F” precisa dedicação, bom senso e absorção.

Abraços

~ por Pepe Mélega em 23/01/2011.

4 Respostas to “Caminho do Conhecimento”

  1. Valeu Pepe, assino em baixo e reconheço a firma!
    Abração

    V.

  2. Querido Pepe,
    Também me considero uma afortunada de ter a oportunidade de ir à NY todo ano. Não tenho a sua sorte de passar meses, mas a semana que passo curto bastante essa cidade pela qual sou apaixonada. Adoro as exposições, museus, livrarias, shows da Broadway e também ver as novidades da BH Photo Video. Antes de ler a legenda da sua fotografia, reconheci a escadaria do Metropolitan, rssss
    Concordo com você, para se tornar uma boa fotógrafa, sinto que preciso cada vez mais de dedicação, bom senso, absorção (principalmente de conteúdo e cultura) e esforço-me muito para isso. Quanto mais pesquiso e estudo, menos acho que sei. O mundo é complexo e a diversidade de culturas é fascinante. Começo achar os dias curtos e o tempo escasso para tentar absorver tudo o que preciso. Gostaria de ter mais tempo para leitura, uma das minhas atividades preferidas.
    Nossa, meu comentário está ficando comprido…
    Beijo grande, Lucia

  3. Lindo Pepe… Determinação e Disciplina é a causa do sucesso… E o caminho voçê disse em seu post… um verdadeiro atalho para o sucesso… obrigado por compartilhar! Deixo esse link para entender melhor meu comentário: http://www.youtube.com/watch?v=HfFUVekrBoc&feature=player_embedded
    Obrigado e uma ótima semana…

  4. Obrigado Pepe, muito bom.
    Vou viajar para lá pela primeira vez em abril, e estava pesquisando
    aonde ir, para quem gosta de fotografia, não só na BH.
    Acharia legal se, você sendo um bom conhecedor da cidade, escrevesse
    o que visitar, lugares imperdíveis, museus, galerias, exposições, livrarias, escolas,
    lugares diferentes e interessantes de se fotografar (se bem que eu vou achar
    tudo muito interessante), ….
    Já coloquei o Museu Metropolitan na lista.
    Pela sua experiência acho que você deve ter muita coisa boa para relatar.
    Quando vier ao Rio não se esqueça, apareça aqui, estou a disposição.
    Muito obrigado. Toshio

Deixe um comentário

 
