Flash Dedicado é Bom!

Você gosta de usar flash? Mas na natureza também? É comum eu ouvir perguntas como essas e a resposta é: sim, eu uso flash dedicado em várias situações e o uso muito em fotos da vida selvagem. Uso basicamente para ter mais definição do que fotografo. Mas o pior é ouvir: “Eu não uso flash em minhas fotos, flash estraga minhas imagens!” Será verdade? Ou é falta de cultura ao usar essas unidades que possuem a capacidade de valorizar imagens.

Usando Flash na Natureza
O primeiro procedimento nesse caso é não usar pré-flash na natureza, em 95% dos caso o pré-flash vai espantar seu “modelo”. Um bom flash dedicado pode lançar luz sobre seu alvo com segurança entre 12 a 15 m e há alguns acessórios no mercado como o Better Beamer que na pratica garante um rendimento de 30% a mais no rendimento da distancia da luz de seu flash dedicado.

Com certeza não abro mão de carregar minhas unidades de flash dedicado quando vou a procura de imagens de vida selvagem. Anos de experiencia confirmam que se trata de um grande aliado para aumentar suas chances de realizar imagens com algo mais.

Maguari ou Garça Moura, alguns detalhes a mais graças ao flash dedicado (Foto: Pepe Mélega)

Dou preferencia a usar no modo Manual nessa situação e normalmente programo o disparo para 1/2 ou 1/1 de potencia disponível baseado na distancia de aproximação que consigo. No caso de fotos de pássaros no geral caminhando pela mata uso a unidade de flash junto a câmera (sapata Hot Shoe), mas não é minha preferencia, sempre que possível procure estar com o flash deslocado lateralmente a 45º e aqui uma importante observação: Use cabo de sincronismo ou radio flash, pois os remotos a base de infra vermelho geram luz que também é percebida pelos animais e normalmente acabam prejudicando a imagem desejada.

Muito eficaz para retirar o flash da sapata da câmera

Perca o medo de usar flash dedicado em suas fotos. Sabendo usa-los com procedimento adequado esse uso só ira trazer melhoras as suas imagens. Procure por informações sobre o assunto e derrube sua resistência em usa-los. Recomendo dois bons Blog sobre o assunto: I Love My Job e Strobist.

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 20/10/2010.

3 Respostas to “Flash Dedicado é Bom!”

  1. Aprendi e perdi o medo com vc!
    Belo post, bjo.

  2. Grande post Pepe. Desmistificando conceitos com exemplos práticos.
    É isso aí!

    Grande abraço

    Rique

  3. Oi Pepe!
    É uma honra e prazer ser citado no seu blog! Fico feliz!
    Boa Luz e Boa Sorte!!

    abração
    Renato ( I LOVE MY JOB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: