As lembranças da Amazônia

Amazônia onde a fotografia começou (Foto:Pepe Mélega)

Hoje li um post no Blog do Clicio escrito por Wank Carmo onde mais um vez me assusto com imagens que são mostradas do que acontece na amazônia brasileira – até comentei meu ponto de vista, mas não é esse o caso. Lembrei-me de minhas andanças por lá, do que pesquei, das pessoas que conheci, da outra forma de olhar para a Amazônia. Tenho consciência do que é belo e fascinante a grande mata inundada. Vivi os caminhos das águas tão bem retratado no livro de Pedro Martinelli – Amazônia o povo das águas, deliciei-me conversando com os caboclos e caboclinhos a beira de rios ou nos encontros de canoa por esses caminhos. Aprendi a respeitar a Floresta Amazônica pela que ele é, e não pelo que ela pode representar aos olhos dos poderosos que a manipulam. Lembre-me das lições de humildade, da coragem de algumas mulheres, do boto, do tucunaré, do pirarucu. Lembrei-me que tive o prazer de conhecer e viver essa grande floresta inundada.

e onde as histórias continuam (Foto: Pepe Mélega)

~ por Pepe Mélega em 01/04/2010.

3 Respostas to “As lembranças da Amazônia”

  1. fiquei curiosa com a chamada no FB, lindas imagens!

  2. Imagino que essas lembranças afloram cada vez que você visita seu arquivo de imagens. Imagino que até o cheiro da mata revive nas tuas narinas. Experiência incrível e que somente os que a visitam com esse olhar podem colher o melhor da região. Pessoas, floresta, animais, natureza forte se impondo sobre as vontades. Espero poder conhecer um dia. abç! saudades meu teacher.

  3. Parabéns pela bela e real visão da amazônia, quando se conhece a fundo se entende as dificuldades do povo e como funciona a floresta.
    Sempre acompanhei seus trabalhos, as boas pescarias e agora sempre lendo seu blog, parabéns sucesso e saúde.

Deixe um comentário

 
