O PB Digital

Picaré em Santos (Foto Pepe Mélega)

Hoje ao ler o Blog do Pedro Martinelli veio em mente a ideia do PB digital. Ainda sou um apaixonado por fazer fotos com filme com o bom companheiro Kodak Tri X, mas não deixo de fazer minhas imagens pensando em PB quando estou com a digital. O olhar para o claro/escuro é o que basicamente define minha decisão por Côr ou PB no momento da captura, obviamente que o enquadramento e o conteúdo ajudam na definição da opção também e sem dor na conciência pela transformação que faço posteriormente na pós captura durante a edição. Para mim continua sendo fotografia.

Importante é pensar na hora da captura e tomar a decisão, pois se assim for feito a imagem apresentará um melhor resultado – pricipalmente para aqueles que já fotografavam usando filmes PB. Os truques são os mesmos, a maneira de pensar na fotometria na muda. Muda o contato com os químicos, a sujeira, o risco a saúde, o aumento da poluição ao descartar a água de lavagem, revelador, fixador, etc. Perde-se o prazer de ver a imagem se formando, dizem alguns, mas toda vez que estou ajustando (revelando) meu arquivo RAW vejo o resultado na tela do computador e para mim há um momento igualmente mágico ao ver a imagem se formando no papel dentro da bandeja: é quando aperto o comando para imprimir. Do lado começa a se materializar a imagem oriunda de uma impressora jato de tinta e vou acompanhando se a passagem de tons está adequada ou não conforme ela vai sendo impressa. Há um momento em que o som da impressora é outro, indica que está acabando a impressão isso é um verdadeiro sinal para sair da cadeira e pegar a imagem materializada no papel.

A fotografia digital trouxe mudanças interessantes, já está ajudando ao planeta poluindo menos e proporciona o mesmo prazer que antigamente – revelo meu filme ao converter o arquivo RAW, olho o contado – agora usando um monitor, planejo e trabalho no arquivo visando uma ampliação (ampliador) e finalmente mando para impressão (bandejas) e fico ansioso por ver o resultado. Tudo depende de como se trabalha, de qual rotina se implanta. No passado eu olhava o contato e resolvia que duas ou três mereciam ser ampliadas. Hoje faço o mesmo com muito mais precisão.

Saudosismo ou melhor romantismo tenho sim e resolvo fotografando com minha Voigtlander + Kodak Tri X. Revelo o filme, escaneio, escolho e amplio mas não por que vou ter mais qualidade. É pura curtição. Os saudosistas de plantão estão com razão, nada será como antes, mas não pelos argumentos de esperar para ver a imagem se materializar no papel e sim porque atualmente as imagens bem feitas com aquele cuitado do passado são muito melhores quando colocadas no papel.

Obs.: Lembrete do Dudu Tresca – Se quizermos podemos var o resultado do PB já no LCD de muitas câmeras que oferecem essa opção. (Editado as 11:48 de 94/02/2010)

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 04/02/2010.

3 Respostas to “O PB Digital”

  1. Adorei a analogia! Super romântica! É bom ler textos de pessoas como você que “passaram pelos dois lados” e sabem aproveitar o melhor de cada, sem descartar nem um nem outro! Show de bola! Retuitei. 🙂

  2. Legal Pepe! É uma questão de se relacionar melhor com o processo. Digamos que a fotografia seja a nossa companheira que através dos anos passou por mudanças, como nós passamos, mas continua sendo a nossa paixão. Então, para continuar juntinho dela é preciso conhecer essas mudanças para conviver com elas de forma mais agradável e profunda. Rejeitá-las é assinar o divórcio.E asim deverá ser até que a morte nos separe dessa paixão… Abraços!

  3. Pepe,

    belo post.
    maduro, moderno, seguro, justo.
    PB é lindo, mais lindo ainda quando não precisa de lupa física para olhar folhas de contato, e grão do Tri-X já tem pronto no Lightroom 3.
    Parabéns, seu blog cada vez melhor.

    Abraços,
    Clicio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: