Observar para fotografar

Pelicanos (Foto: Pepe Mélega)

Em foto de natureza muitos imaginam qua basta estar no lugar para registrar, mas não é bem assim que as coisas funcionam! Fotógrafos nessa especialidade procuram conhecer o hábito e o habitat do que pretendem fotografar, muitas vezes ficam só observando e aguardando o momento de clicar, mas quando resolvem faze-lo disparam sua câmera em sequência para registar o que chamamos de momento único, aquela que faz a foto se destacar. Pode ser uma captura, uma briga, um escape, ou simplesmente uma pequena ação que caracterize o espécie alvo.
Logo não basta estar lá somente, é preciso saber se pocisionar em relação a luz para tirar proveito dessa, é saber se há necessidade de reforçar a luz com um flash de enchimento para atingir uma melhor definição, saber em que ângulo usa-lo para trazer uma textura que atraia o olhar, ancorar bem o equipamento, interpretar o comportamento e o que pode acontecer para então disparar a câmera atrás da melhor imagem. Pode parecer banal, mas uma foto – quando feita em grau de excelência – requer conhecimento e dedicação para atingi-la.

O exemplo acima tem diversos atributos e mesmo assim apresenta-se como uma foto comum, pois apesar de vários cuidados, não apresenta um impacto extremo em quem a observa. O reflexo (espelho), a definição, o comportamento ao se coçar e até a forma de enquadrar colaboram para ser um boa imagem, mas falta ainda algo que prenda mais a atenção do observador. Por isso a boa foto de natureza merece respeito como qualquer outra imagem e não um comentário de que, “basta estar lá que se faz” ou “também com esse equipamento até eu”. Minha admiração e respeito a aqueles que se dedicam a mostrar as belezas naturais de nosso planeta nesse data que comemora-se o dia Nacional da Fotografia. Abs

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 08/01/2010.

Uma resposta to “Observar para fotografar”

  1. Pepito – grande texto enaltecendo os fotógrafos de natureza. Muitos imaginam ser fácil chegar nos lugares e fazer belas imagens, contudo sua abordagem é perfeita no tocante a posicionamento, enquadramento, leitura da luz…. imagino que por trás de muitas fotos belíssimas de natureza houve muito arranhão, muita roupa suja e molhada, picadas de mosquitos e por aí vai.
    Parabéns pelo dia e que a luz esteja com você…..hehe.
    Abç!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: