A Luz Como Cúmplice

O Pouso da Garça - Ardea alba (Foto: Pepe Mélega)


As vezes o dia conspira a seu favor e se a luz torna-se cúmplice é melhor ainda. Sexta-feira meu carro fica com horário de uso limitado em virtude do rodizio e numa dessas sexta estava voltando para casa e percebi que não ia dar tempo de chegar. Adentrei ao Parque do Ibirapuera para ali estacionar e aproveitar para uns click(s) sem compromisso enquanto aguardava o horário de poder circular novamente.

Passei, pelo verde entre as árvores em busca de um Sabiá Laranjeira (Turdus rufiventris) comum no parque para aumentar o stock de imagens dessa espécie e foi caminhando em direção do lago no inicio de sua formação. A luz do entardecer estava se tornando bela e permitia transformar algumas cenas em belas imagens. Olhei para o lago para ver as possibilidades de trabalhar com a luz cada vez mais bela. Usava uma distancia focal de 70~200mm + um teleconverter de 1.4x e um flash montado num cabo, conectado ao Hot Shoe.

Apreciando o pôr do sol (Foto : Pepe Mélega)

Percebi um barulho a minha esquerda e ao me voltar vejo a garça se preparando para pousar em cumplicidade com a luz do entardecer. Aumentei a velocidade (levei 1/2500 usando ISO 1250) da câmera instintivamente com intuito de isolar com fundo escurecido a ação, como sempre uso o flash em sincronismo de alta velocidade, não haveria problema. Abertura já escolhida em F8, se tornou um padrão para mim em fotos do gênero. O flash segurado a esquerda junto com a câmera ira dar o enchimento necessário para valorizar a penugem. Apontar, acompanhar e clicar estava feita uma foto que muito me agrada de uma ave bela. Outras se seguirão para mostrar o comportamento da espécie junto ao habitat, mas a do pouso me cativou pelo momento. A luz continua sendo o melhor aliado do fotógrafo, mas também pode ser seu pior pesadelo. Abs

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 05/01/2010.

9 Respostas to “A Luz Como Cúmplice”

  1. Grande foto, grande aula, mestre Pepe!

  2. Maravilhosas!

  3. lindas fotos, Pepe!

  4. Lindas!! A do pouso é especial pelo momento, mas gosto muito da outra tbm; composição perfeita! Adoro reflexos.

    abraço..Marina Ushiro.

  5. Olá Prof.Pepe,estou maravilhada com seus trabalhos.Palmas pra vc:clap clap clap… 🙂 Eleonora

  6. Sensacionais as fotos!
    A segunda você podia mandar para o twitografias. É um excelente reflexo.

    Abraços
    Denis

  7. pqp que fotos maravilhosas…pqp

  8. Pepito – além das belas imagens, sua interpretação da captura é uma aula. Tive o prazer de realizar um workshop de natureza contigo e só tenho a agradecer, pois acrescentou muito nas observações dos detalhes de interpretação de luz e composição. Parabéns pelo momento, a luz esta linda, especial mesmo. Somente um olhar aguçado e rápido poderia trazer toda riqueza de detalhes no pouso. Abç!

  9. Pepe, muito legal suas dicas de como fez as fotos, eu como iniciante estou tirando muito proveito dessas dicas, hoje começo o workshop de flash com vc na FULLFRAME. Até lá ..

    [ ] ‘s

    Edison Figueira Junior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: