Regulamentação da profissão de fotógrafo

O que vc acha? Manifeste-se!

Nosso oficio está para ser regulamentado, pelo menos há um projeto em andamento no legislativo federal. Sempre fui meio avesso a ideia, mas pode se tornar algo interessante para a classe.
A exigência de curso superior com certeza é carta fora do trabalho, vide exemplo do jornalismo. Mas a regulamentação em si pode trazer vantagens e desvantagens. A meu ver a mais preocupante é perder o direito atual de opção de registro pessoa juridíca junto ao simples nacional que se amolda perfeitamente ao profissional atual que muitas vezes se instala em um home/oficce e contrata no máximo de uma a duas pessoas.
Porém pode surgir vantagens como seguros mais direcionados e com custo menor (equipamentos, saúde, carteira previdenciária), facilidades na aquisição de equipamentos com importação simplifica e taxa podendo chegar a zero já que não existe manufatura em nosso território de câmeras do tipo reflex e uma pequena melhora no padrão da prestação de serviço já que exigencias básicas serão feitas para registro da profissão. Mas não devemos esquecer que tudo acaba sendo regido pelas leis de mercado. É a oferta e procura que determina no final da contas e o cliente acaba criando as regras da “sobrevivencia” no oficio. O que vocês pensam?

Anúncios

~ por Pepe Mélega em 08/10/2009.

3 Respostas to “Regulamentação da profissão de fotógrafo”

  1. Sobre a importação a valor zero, vai ser impossível, um burocrata da reveita já me garantiu isso, fora a cascata de imposto que sobrevirão. E o fato de perdermos o Simples e Super Simples é péssimo, uma vez que os valores já são ruíns e poderão ficar piores. No fim das contas, creio que não vai afetar o mercado positivamente.

  2. Uh! Um c no lugar do v e ”s” que não veio. Nunca digite num teclado escuro, num dia nublado de persianas abaixadas e com Million Dollar Babe na tv. Typo! Ou a presbiopia chega sem bater.

  3. Neste momento, talvez mude de opinião quando acontecer, mas acho a regulamentação importante para descentralizar a única regulamentação que existe hoje que é a do sindicato, acho muito valido a sindicalização, mas hoje é o unico documento que prova a profissionalização do fotografo, não acredito de forma alguma que um papel com um carimbo faça do fotógrafo um profissional melhor, mas com certeza é um reconhecimento. Toda mudança, traz algum transtorno, vamos ter que nos adaptar, como sempre.
    Um ponto positivo e otimista, é acreditar que a longo prazo a classe se torne mais unida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: