História da Foto (26/08/2009)

Jovem Veado Catingueiro (Foto Pepe Mélega)

Jovem Veado Catingueiro (Foto Pepe Mélega)

Já estava a vários dias seguindo umas pistas de veados catingueiros na região do rio Xingu beirando as terras indígenas e ainda não tinha cruzado com o grupo, anda de cá pra lá nos varjões e nada de vê-los. Porém na manhã do dia 09/07/2007 depois de mais ou menos hora e meia de andança observando indícios de que estavam por perto um susto duplo, risos. Sai por de trás de uma vegetação mais alta esse jovem espécie e me encara. A reação foi imediata levantei a 70~200mm + duplicador 2 X montada na Rebel XTi (tudo com intenção de diminuir o peso do equipamento ) já ajustada no limite mínimo para a luz – ASA 400, 1/400 em F 5,6 – e disparo o que vai dando antes de um dos dois começar a correr, risos. Eu por que sei que a mãe deveria estar por perto e fiquei muito próximo, ele porque acho que jamais tinha visto alguém apontando uma troço daquele que fazia barulho a cada click, risos.
Procurei após uma seqüencia me afastar sem tirar os olhos dele para avaliar a situação e ele ficou imóvel com essa cara de quem é você?

Obvio que não é uma super foto, pois acabei por tremer na hora do click e não veio aquele foco desejado que me daria excelente nitidez. Mas depois de tantos dias atrás deles eu já tinha pelo menos uma foto. Me mantive contra o vento, mas aumentei a distancia para uns 10 a 12 metros e continuei sendo observado por ele sem reação até o surgimento da mãe que não se incomodou muito com a minha presença ou não sentiu nenhum odor estranho que indicasse perigo iminente. Pude até acompanhar os dois e com isso chegar ao grupo onde outras fotos foram realizadas. Mas essa ficou sendo a favorita pela situação, pelo susto e pelo presente que esse jovem me proporcionou.

Aqui já em companhia da mãe (Foto Pepe Mélega)

Aqui já em companhia da mãe (Foto Pepe Mélega)

~ por Pepe Mélega em 26/08/2009.

3 Respostas to “História da Foto (26/08/2009)”

  1. Para conseguir uma foto destas é necessário conhecer o comportamento, a natureza…estar contra o vento… a primeira foto é linda pelo momento, composição e dificuldade. Sou fã do seu trabalho.

  2. ISSO NAO E UM VEADO CATINGUEIRO POIS OS CATINGUEIROS NAO HABTAM ESSA REGIAO

    • Lucas tudo bem sobre sua opinião, mas o Veado Catingueiro está presente na região do Xingu em seu inicio no Mato Grosso e é vista em terras indígenas do Xingu. Abs

Deixe um comentário

 
