História da Foto (22/07/2009)

Mel Krieger a lenda do Fly (Foto Pepe Mélega)

Mel Krieger a lenda do Fly (Foto Pepe Mélega)

Novembro de 1998 chegava a Bariloche, AR munido de equipamento de fotografia e pesca, pois havia sido convidado pela secretária de turismo local para estar presente no IV Congresso de Pesca Esportiva e Manejo de Salmonídeos. Uma viagem tranqüila de São Paulo para Buenos Aires, translado para o aéro-parque com destino ao aeroporto de Chapelco (província de Neuquén) em companhia do Gustavo dos Reis Filho, o Gugu e o nosso câmera Daniel. Nessa fase inicial gravamos uma serie de programas para o Pesca & Companhia (sim, foi apresentador do programa) de pesca de truta. Gugu continuou em Junin de los Andes e eu peguei o ônibus para Bariloche para participar do congresso depois de dias prazerosos e de muito aprendizado pescando trutas .
Na chegada ao hotel minha primeira emoção, um senhor de cabelos brancos, sorridente e extremamente simpático vêm me dar boas vindas em companhia do amigo Luiz Fernando Pinheiro, quase tive um treco, esse senhor era Mel Krieger uma lenda o homem a ser conhecido na pesca de Fly apertando minha mão e dizendo-se um fã de minhas habilidades em pescar com bait casting (modalidade de pesca fazendo uso de iscas artificiais). Perdi o fôlego.

Congresso em andamento, muito discussão, muita informação, cursos, etc, tudo andando de acordo com o scrip até Mel me perguntar vamos pescar? Sim, de imediato, não podia ser outra minha resposta. Seguimos para um lugar onde pudéssemos pescar e fotografar, mas alguém entregou a gente (assessor de impressa não perde oportunidade) e em poucos minutos estávamos cercados de cinegrafistas e fotógrafos – explico. Mel já sabem é uma lenda e essa região da Argentina é considerada uma meca da pesca de truta em sua temporada que vai de novembro a abril. Pescamos, trocamos idéias e alguém grita pedindo uma foto com uma truta para o Mel e ele concorda com a cabeça. Peixe pego recolhi meu equipamento de pesca e foi saindo de lado para que as fotos fossem feitas. Peguei minha câmera uma saudosa Canon EOS 5 (era um tanque de guerra barato dos fotojornalistas) carregada com Fuji Velvia 50, troquei a 20mm por uma 75~300mm e procurei ficar atento. Um monte de gente em torno dele, não era possível estar no meio e seria uma foto que todos teriam. Mel olha para mim como se tivesse a se desculpar por ter interrompido nossa pescaria/bate papo e nesse momento percebo uma marola a caminho dele. Levantei a câmera fiz a medição (pontual no rosto) que comprovou minha decisão prévia no set da câmera e no momento que vi a marola a direita do visor cliquei, foram três fotogramas – o segundo se tornou uma Capa que tenho muito orgulho de ter feito, uma homenagem a uma lenda que não será esquecida. Lembro a vocês seu nome novamente Mel Krieger 1928~2008.

~ por Pepe Mélega em 22/07/2009.

2 Respostas to “História da Foto (22/07/2009)”

  1. Sou seguidor de seus conselhos de pesca desde o tempo dos programas de “Pesca&Companhia”, e sem deixar de apreciar vosso trabalho de fotografia nas revistas. Tenho este exemplar guardado e nele, quando no ato da aquisição, ao olhar a capa pela 1ª vez,me senti presente no ambiênte da foto. Sou leigo no assunto, mas apreciador da beleza e do bom trabalho.Muito Obrigado!

    • Pepe, lendo seu relato me lembrei dos tempos que trabalhava com uma outra revista a extinta Aruanã, que voce deve conhecer. Já naquela época eu acompanhava o programa Pesca e Cia mas nunca imaginaria fazer parte da mesma lista de fotografia que voce, se não fosse por esse post eu nunca teria assosciado o programa a voce.
      Como o companheiro Joao Luiz afirmou, parece que estamos lá compartilhando esse maravilhoso momento com os mestres Mel Krieger e Pepe Melega.

Deixe um comentário

 
